Como vencer a timidez nos primeiros minutos que antecedem a Fala.

Tempo de leitura: 1 minuto

No intuito de ajudá-lo nos primeiros minutos que antecedem a sua apresentação, listei algumas dicas relevantes e valiosas para superar os incômodos de sua exposição em público:

  • Ao pressentir que está chegando sua hora de falar em público, disfarçadamente aperte uma mão à outra, inspire devagar pelas narinas e solte toda sua respiração pela boca, fazendo leve pressão sob os lábios.
  • Dirija-se à tribuna ou ao lugar de sua fala sem pressa, com uma postura de campeão vencedor. Sinta, ao caminhar, seus pés tocando o chão; busque um semblante natural, demonstrando total tranquilidade e equilíbrio emocional.
  • Espalhe a visão sobre todos os ouvintes antes de iniciar a fala e ajuste o microfone, manuseando-o com naturalidade.
  • Inicie sua fala, com calma, escutando as primeiras palavras, e coloque um leve sorriso na voz nas primeiras saudações às autoridades e aos ouvintes.
  • Não reclame de nada e nem peças desculpas à plateia por atos involuntários como por exemplo, um espirro ou coisa parecida.
  • Por favor, não agradeça a paciência do público, eles podem se ofender, eles foram ao seu evento para prestigiá-lo e não para sentir pena de você.
  • A qualquer sinal de desconforto, “branco”, taquicardia, nervosismo, ou alguma pergunta hostil, use a respiração diafragmática. Aperte uma mão à outra inspirando pelas narinas, projete o abdômen para fora, ao expelir o ar pela boca, recolha o abdômen.

Estas atitudes somam à sua imagem e ao seu sucesso em qualquer evento!  Mas, lembre-se de pôr em prática essas técnicas em todo evento que for convidado. Caso contrário a sua timidez vai adorar o ninho de conforto e você se tornará um eterno lamentador.