Muitas pessoas acham que sim, porém, escutar é muito mais do que apenas ouvir. Escutar envolve prestar atenção ao que está sendo ouvido; entender sobre o que se fala, “sentir” as palavras. Saber escutar faz toda a diferença para a efetividade do processo comunicativo.
Escutar de forma ativa implica em criar empatia com o outro, estar genuinamente interessado no que ele tem para dizer. Requer observar os movimentos corporais, o olhar, perceber a entonação da voz e as emoções trazidas por ela.
Quando percebemos que estamos sendo escutados com atenção, sem interferências e julgamentos, nos sentimos mais predispostos a estabelecer um diálogo harmonioso com maior possibilidade de se obter sucesso no que queremos comunicar.
Trata-se de uma habilidade que nem todos possuem. Muito valorizada no mundo corporativo, que pode ser desenvolvida juntamente com outras, das chamadas soft skills.
Soft skills são habilidades interpessoais e comportamentais como inteligência emocional, resiliência, capacidade de adaptação, criatividade, escuta ativa, entre outras. Algumas pessoas têm essas competências e as utiliza de forma natural. Outras, no entanto, irão adquiri-las a partir de um processo de treinamento.
A assessoria de um profissional especializado poderá auxiliar na avaliação das habilidades a serem desenvolvidas bem como orientar e acompanhar um programa para o desenvolvimento pessoal.
Self and Professional Coach