Além da Fala Clínica de Fonoaudiologia em Higienópolis

BLOG

Sempre é possível ir Além…

Fissura lábio palatina – quem pode ajudar?

Amor de família

Trabalho com fissura lábio palatina há 22 anos. Quando iniciei não tinha ideia de como atender o paciente. Tive uma boa professora! Hoje ela é minha sócia na clínica Além da Fala. Atuando diretamente com as famílias, sinto como a falta de conhecimento sobre a fissura lhes causa sofrimento e atrasa a busca por atendimento precoce. O objetivo aqui é fornecer as principais informações e deixar um convite para aqueles que quiserem saber mais.

A fissura lábio palatina é uma malformação congênita que ocorre durante o desenvolvimento do embrião. As causas são variadas e combinam fatores genéticos e ambientais. Observa-se grande variabilidade clínica, podendo se apresentar como uma pequena cicatriz labial, até fissuras complexas acometendo lábios, palato duro e mole.

Pode ocorrer de forma isolada ou fazer parte de uma síndrome e sua incidência é de um em cada 1000 nascimentos.

As fissuras podem provocar alterações na alimentação, na fala e predispor o bebê a infecções de vias aéreas superiores e de orelha média. O tratamento é feito por equipe multidisciplinar composta por:

Cirurgia Plástica: responsável pela cirurgia nas idades corretas (lábio, palato, enxerto ósseo, rinoplastia);

Fonoaudiologia: orientação sobre alimentação, desenvolvimento de fala e linguagem, acompanhamento dos processos de aprendizado;

– Odontologia: higiene oral e correção da arcada dentária e alinhamento dos dentes;

Psicologia: acompanhamento do desenvolvimento comportamental e emocional da criança e de sua família. Busca a integração psicossocial do paciente;

Otorrinolaringologista: seguimento do desenvolvimento da audição e das possíveis infecções de ouvido recorrentes;

Pediatria: avalia clinicamente o bebê e o encaminha para exames e consultas especializadas tais como: geneticista ou nutricionista.

O sucesso do tratamento com bom resultado estético e funcional será obtido com a atuação de profissionais especializados e envolvimento da família, seguindo as orientações fornecidas e comparecendo aos retornos propostos.

Regianne Weitzberg

CRFa 4965

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Comunicação assertiva

A comunicação assertiva é uma habilidade fundamental para expressar pensamentos, sentimentos e necessidades de forma clara, direta e respeitosa, sem violar os direitos dos outros.

Leia Mais »
Pai brincando com o filho

Brincar é coisa séria

A brincadeira é uma parte fundamental da infância e desempenha um papel significativo no desenvolvimento das crianças. Ela é muito mais do que uma atividade

Leia Mais »
Dificuldades de aprendizado

Sempre é Possível Ir Além

fono blog

Com a aplicação de múltiplas especialidades, exercícios e técnicas, é possível ter um melhor desenvolvimento dos problemas relacionados à fonoaudiologia.

É preciso pensar Além da Fala

Favoritos
Patrocínio

Clínica
Além da Fala

Conheça a Clínica

Agende a sua Consulta

Entraremos em contato

Seja Bem Vindo(a)