Além da Fala Clínica de Fonoaudiologia em Higienópolis

BLOG

Sempre é possível ir Além…

Como ajudar no desenvolvimento do bebê prematuro

Bebê Prematuro

O recém-nascido pré-termo é aquele que nasce com menos de 37 semanas podendo ter muito baixo peso ao nascer (menos de 1.500 gramas) ou moderado baixo peso ao nascer (de 1.500 a 2.499 gramas). A idade gestacional e o peso ao nascimento são alguns dos fatores de risco biológico, que aliados aos fatores ambientais e socioeconômicos influenciam no desenvolvimento infantil. 

A fonoaudióloga atuando na equipe da unidade neonatal, auxiliará na alimentação do recém-nascido prematuro acompanhando a substituição do uso da sonda para a mamadeira, copo ou até mesmo o seio materno.

Após a alta hospitalar, será necessário o acompanhamento do desenvolvimento global infantil por equipe multidisciplinar devido a alta possibilidade de surgirem alterações e/ou desvios nas áreas motora, linguística, cognitiva e social. 

Além da questão da alimentação, nas suas diversas fases, a fonoaudióloga da equipe terá como foco, o desenvolvimento da linguagem participando na detecção de atrasos e distúrbios e assim, promover a intervenção precoce destes. 

E na prática, como isso se dá?

O que você pode fazer para garantir as melhores experiências da infância do seu filho é protegê-lo, amá-lo, alimentá-lo e fornecer estímulos positivos e adequados ao estágio do desenvolvimento dele.

Como?

Participe das brincadeiras que o seu filho propõe.

Tenha tempo de qualidade com ele, foque realmente nele.

Cante para ele. A música é uma excelente ferramenta para estimular a linguagem. Leitura de histórias, além de fornecer estímulo linguístico, contribui para desenvolver o hábito e o prazer pela leitura.

A construção de um ambiente doméstico dotado de relações afetivas usando uma comunicação efetiva durante a realização das tarefas de rotina diária faz com que a criança se organize melhorando gradativamente suas habilidades motoras, cognitivas e de linguagem. 

As crianças se desenvolvem de maneira diversa e fazem coisas diferentes umas das outras. Assim, comparações e dúvidas podem surgir. Importante destacar que não há uma regra para o desenvolvimento e que cada criança responde aos estímulos de uma forma. Contudo, a estimulação ao longo dos cinco primeiros anos de vida terá repercussão em todo o processo. A assessoria de um profissional poderá auxiliar nesse trilhar.

Fga Regianne Weitzberg 

CRFa-2 4965

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Comunicação assertiva

A comunicação assertiva é uma habilidade fundamental para expressar pensamentos, sentimentos e necessidades de forma clara, direta e respeitosa, sem violar os direitos dos outros.

Leia Mais »
Pai brincando com o filho

Brincar é coisa séria

A brincadeira é uma parte fundamental da infância e desempenha um papel significativo no desenvolvimento das crianças. Ela é muito mais do que uma atividade

Leia Mais »
Dificuldades de aprendizado

Sempre é Possível Ir Além

fono blog

Com a aplicação de múltiplas especialidades, exercícios e técnicas, é possível ter um melhor desenvolvimento dos problemas relacionados à fonoaudiologia.

É preciso pensar Além da Fala

Favoritos
Patrocínio

Clínica
Além da Fala

Conheça a Clínica

Agende a sua Consulta

Entraremos em contato

Seja Bem Vindo(a)