Além da Fala Clínica de Fonoaudiologia em Higienópolis

BLOG

Sempre é possível ir Além…

Brincar é coisa séria

Pai brincando com o filho

A brincadeira é uma parte fundamental da infância e desempenha um papel significativo no desenvolvimento das crianças. Ela é muito mais do que uma atividade divertida e trivial. Na verdade, é uma ferramenta essencial para o crescimento e o amadurecimento saudável.

Desde os primeiros meses de vida, os pequenos começam a interagir com o mundo ao seu redor por meio da brincadeira. Seja manipulando objetos, explorando o ambiente ou participando de jogos imaginativos. As atividades como correr, pular, subir, entre outras, são fundamentais para o desenvolvimento motor. Elas ajudam a fortalecer músculos, aprimorar a coordenação e o equilíbrio.

No ambiente de brincadeira, as crianças têm a oportunidade de interagir com outras, aprendendo a falar, compartilhar, negociar, resolver conflitos e trabalhar em equipe.

Essas interações são vitais pois ajudam a construir habilidades sociais, como comunicação, empatia e cooperação. Além disso, a brincadeira permite que as crianças expressem suas emoções de maneira segura e aprendam a entender e gerenciar seus sentimentos.

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. Assim, as crianças são apresentadas ao mundo digital cada vez mais cedo. Contudo, é essencial equilibrar o uso de tecnologia com o brincar tradicional. Embora os dispositivos eletrônicos possam oferecer diferentes formas de estímulo, eles não substituem a importância do brincar físico e interativo. O uso excessivo de celulares e tablets tende a limitar a interação social e prejudicar o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

Nos dois primeiros anos de vida, aconselha-se a não oferecer dispositivos eletrônicos para os pequenos. Nessa fase, muito importante para o desenvolvimento da fala e da linguagem, brincar com a criança, conversar, ler histórias e cantar são as atividades mais adequadas. Aos dois anos, espera-se que a criança emita cerca de 100 palavras aproximadamente e que as utilize para se comunicar de forma efetiva.

Caso seja observado que o uso de gestos é mais utilizado do que a fala, ou que não há compreensão do que é dito pela criança, procure um fonoaudiólogo para receber orientações.

Ana Cristina Vaz

CRFa 2-3449

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Comunicação assertiva

A comunicação assertiva é uma habilidade fundamental para expressar pensamentos, sentimentos e necessidades de forma clara, direta e respeitosa, sem violar os direitos dos outros.

Leia Mais »
Dificuldades de aprendizado

Sempre é Possível Ir Além

fono blog

Com a aplicação de múltiplas especialidades, exercícios e técnicas, é possível ter um melhor desenvolvimento dos problemas relacionados à fonoaudiologia.

É preciso pensar Além da Fala

Favoritos
Patrocínio

Clínica
Além da Fala

Conheça a Clínica

Agende a sua Consulta

Entraremos em contato

Seja Bem Vindo(a)